Compartilhar, , Google Plus, Pinterest,

10 Ferramentas que todo azulejista precisa ter

Com a base da obra pronta, chega o momento de escolher os acabamentos. O azulejista é um dos profissionais responsáveis por finalizar à construção, através da aplicação de materiais como os revestimentos cerâmicos. Para que o trabalho seja realizado com qualidade e precisão é importante que você, azulejista, tenha domínio sobre as técnicas necessárias.

Também é fundamental que você, como um bom profissional faça o uso das ferramentas adequadas para a aplicação de cada tipo de acabamento, seja ele para piso ou revestimento de parede. Veja agora quais as principais ferramentas que não podem faltar na sua caixa de materiais, de um azulejista profissional.

1. Nível

O Nível é a primeira ferramenta fundamental para um azulejista, pois ele é muito utilizado para verificar o nivelamento do contrapiso e também para conferir se o assentamento do piso está sendo feito de forma adequada. Geralmente, são utilizados os níveis com bolha de água porque na água os fluidos são os únicos elementos que garantem a verificação imediata do nível. Em nossa loja física ou online você encontra diversos modelos de níveis.

Alguns níveis de bolha, como por exemplo o Nível de alumínio com base magnética de 30cm da Stanley, possuem verificador tanto na horizontal, como na vertical. Em obras de grande porte ou para fazer a verificação de um cômodo todo, de uma única vez, diversos profissionais utilizam o nível a laser. Esse tipo de equipamento, como o modelo Automático com 5 linhas, da MTX, pode ser usado diretamente sobre a superfície que será conferida, ou sobre um tripé que seja compatível com o modelo.

2. Martelo de Borracha

O Martelo de borracha, diferente do convencional, pode ser usado para martelar, sem danificar ou arranhar peças como placas cerâmicas, porcelanatos, pisos, azulejos ou revestimentos. Com extremidade de borracha e abaulada, eles são ideais para te auxiliar no ajuste de materiais sensíveis, como a cerâmica, que não pode ser trincada, riscada ou marcada.

O Martelo de borracha da Max, com diâmetro de 40mm, por exemplo, que você encontra em nosso site na cor preto, é essencial no assentamento de pisos, revestimentos e porcelanatos, e também pode contribuir em montagens ou manutenções que não podem sofrer deformações. Já o Martelo de borracha da Mil Kits, com diâmetro de 80mm e com a borracha na cor branco, é ideal para ser usado em materiais de cores claras, ou que possam manchar, já que ele não libera resíduos e não transfere cor para as cerâmicas ou porcelanas.

3. Espátula e Aplicador para Rejunte

A aplicação do rejunte é um dos inúmeros detalhes durante o processo de acabamento, no trabalho de assentamento de um piso ou de um revestimento. Ideal para essa etapa da finalização, aqui em nossa loja você encontra, por exemplo, o Aplicador de Rejunte fabricado em espuma EVA, da Castor. Com 13,5cm de largura, por 9,5 de altura e com espessura de 1,5cm, ele é leve, com densidade controlada e confortável para ser usada pelo tempo necessário.

Outro modelo de aplicador que atende as mesmas necessidades, é a Espátula Anatômica 152/2 da Atlas, feita de plástico flexível. Ela tem 13cm de largura, 8cm de altura e, por ser leve e flexível, assim como a de EVA, a espátula reduz a dificuldade do trabalho, cansa menos e contribui para a agilidade do profissional azulejista.

4. Desempenadeira

Fundamental no dia a dia de um azulejista, as Desempenadeiras podem ser encontradas em modelos diferentes, como por exemplo, dentada, lisa ou mista, e também fabricada em diferentes materiais, como PVC, madeira ou aço. Se a desempenadeira utilizada for dentada ou mista, é importante estar atento à largura do dente, que deve ser maior ou menor conforme o tamanho da peça.

Os dentes são responsáveis por formar cordões na argamassa, que promovem mais aderência em determinadas cerâmicas. Já a Desempenadeira lisa, que tem uma base reta, é indicada para melhorar o nivelamento da argamassa, no acabamento em rebocos, esboços e também em pisos de concreto.

5. Cortador de Precisão

Um dos utensílios que permite a realização de um trabalho detalhista, é o Cortador de Precisão. Você pode usar esse tipo de cortador para redimensionar porcelanatos, pastilhas e pisos cerâmicos Ele e também é conhecido como máquina de corte reto, ou riscadeira. Para atender a diferentes tipos de necessidades, os cortadores são desenvolvidos em diversos modelos, com diferentes funções e tamanhos.

Aqui em nossa loja você encontra, por exemplo, os modelos de cortadores das linhas TEC, MASTER, SUPER e HD da Cortag, que variam entre 75CM e 155CM. Os Cortadores de Precisão, nos modelos mencionados, possuem corte e separação na própria base, sem a necessidade de retirar a peça para fazer a separação, o que reduz o tempo de execução do trabalho.

6. Serra Mármore

A Serra Mármore poderá te auxiliar quando for necessário dar forma às peças de granito, mármore, cerâmica e também para alguns outros tipos materiais de revestimento. Esse tipo de serra se torna ainda mais útil porque também faz cortes em ângulos de até 45 graus, como é o caso da Serra Mármore Titan GDC150, da Bosch, que você encontra em nossa loja física e também em nosso site.

A GDC150 tem capacidade máxima para discos de 125mm e até 12.200 rotações por minuto. Existem também modelos de Serra Mármore que são elétricos e de bancada, como a ZAPP200, da Cortag. Essa Serra é ideal para te ajudar a cortar ou chanfrar revestimentos cerâmicos, porcelanatos e pedras naturais de superfície lisa, ou com relevo, com ainda mais praticidade e rapidez.

7. Esquadro

Normalmente os Esquadros são usados para medir e marcar ângulos de 90, 45 ou 30 graus em pedaços de madeira ou metal. Os Esquadros também são usados para testar ângulos retos. Para fazer isso, ele é posicionado nas junções ou encontros da superfície de trabalho. Se for possível ver luz entre o esquadro e a madeira, o ângulo não é reto. Ideal para aferir angulos

O modelo mais utilizado para executar essa função é o Esquadro de Alumínio, como o SAE1055, da Ramada que você encontra em nosso site. Durante a rotina de trabalho, você poderá utilizar essa ferramenta para conferir os ambientes e também as peças, para então, definir quais recortes deverão ser feitos. Assim você ganha tempo e evita o desperdício de materiais.

8. Talhadeira

Talhadeira é uma ferramenta de corte com corpo de aço alongado, que normalmente tem seu corpo em formato cilíndrico ou sextavado. Sua ponta é estreita e levemente afiada, utilizada para quebrar peças metálicas, de concreto ou de madeira. Algumas Talhadeiras são Manuais, para serem usadas com martelo, como a Talhadeira sextavada com protetor da Rocast.

Mas pensando em execuções maiores, outros modelos são desenvolvidos para serem acoplados a uma ferramenta elétrica, a Talhadeira D-08729 da Makita, que é utilizada no Martelete Perfurador e Rompedor Profissional HR2630J da Makita. Essa ferramenta pode te auxiliar na quebra de determinadas superfícies com mais praticidade e eficácia. Os tamanhos destas ferramentas normalmente são entre 150 e 250mm.

9. Espaçador e Nivelador

Após a aplicação da argamassa colante na base e, caso necessário, no revestimento, assente o piso normalmente, com cuidado, e sempre atento ao nivelamento das peças. Para facilitar o nivelamento correto, você pode utilizar os clipes niveladores, colocando-os na argamassa colante de modo que sua base fique embaixo da placa cerâmica e seu corpo rente à borda do revestimento.

Em seguida, você precisará encaixar as cunhas de nivelamento nos clipes e ajustar com o alicate, de acordo com a necessidade de cada peça assentada. Para manter as peças com a mesma distância entre uma e outra, você poderá utilizar os espaçadores, também conhecidos como juntapisos, que além de impedirem que algum espaçamento fique irregular, ele funciona como anti-dilatador, evitando um possível deslocamento das peças.

A linha de Espaçadores, Niveladores e Cunhas desenvolvidos pela Cortag, você encontra em nosso site.

10. Ventosa

As Ventosas, que são muito utilizadas na colocação de vidros e outros tipos de painéis pesados, também são utilizadas na instalação de revestimentos de parede e também para transportar e assentar grandes peças de cerâmica ou porcelanato com mais precisão e sem risco de danificar a peça, devido ao fácil manuseio e à distribuição do peso da cerâmica durante a colocação.

As Ventosas de Sucção são seguras e ideais para essa etapa do trabalho. Aqui em nossa loja, você encontra a Ventosa de Sucção Mini, com 2”, da CTPOHR e também a Ventosa de Sucção Dupla, de 5”, da Sparta, para peças que pesem até 50kg. Outra funcionalidade da ventosa é a retirada da peça cerâmica depois de assentada, caso ela precisa ser remanejada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.